top of page

O porque do dia Internacional do Malbec


O Presidente da Argentina naquela época, Domingo Faustino Sarmiento, pediu para um agrônomo Michel Aimé Pouget trazer uma muda de uvas malbecs com o objetivo de criar, em Mendoza, um lugar focado para a plantação de videiras e tornar a indústria do vinho Argentina numa potência.


Esse projeto se iniciou legalmente no dia 17 de Abril 1853, que foi justamente o dia que a primeira cepa chegou e acabou transformando a produção de vinho Argentino e a fez ficar mundialmente conhecida.


Em 2011 o varietal Malbec foi a mais cultivada do país e também exalou na produção por volume, qualidade, e exportação, se posicionando como líder mundial. Com isso a entidade Wines of Argentina, que promove o vinho Argentino pelo mundo, foi quem quis estabelecer um dia no ano para celebrar o Malbec, e o sucesso da viticultura local, criando o Dia Internacional do Malbec.


O sucesso do Malbec Argentino


Atualmente há 489.191,56 acres destinados ao cultivo de videiras na Argentina, mostrando como a região é favorável para a sua produção, graças ao clima, terroir (solo), e irrigação proporcionados pela cordilheira dos Andes.

Vinhedo localizado no Valle de Uco.

Valle de Uco, Paraje de Altamira, e Luján de Cuyo são umas das melhores regiões para esse cultivo que ficaram muito bem conhecidas no mundo todo. Principalmente por suas safras destacadas, de excelente qualidade, onde se percebem as características da uva, resultando em um malbec encorpado, aveludado, e equilibrado.


Dessa maneira percebendo como as cepas de malbec se encontraram extremamente confortáveis para gerar os seus melhores frutos, possibilitando a produção de vinhos de alta qualidade.


Dessa maneira a apreciação pelo vinho na Argentina é tanta que virou parte da sua rotina e cultura fazendo com que tornasse o vinho sua bebida nacional!


Sugestões Vinhos Malbec para sua adega:



  1. Selada Malbec 2018, vinho pontuado de produção limitada, feito por um enólogo: apresenta um aroma atraente composto da variedade de cassis maduros e ameixas escuras com um toque levemente picante e mineral.

  2. Pendiente Barrel Selection Malbec 2019, vinho pontuado de produção limitada: de coloração vermelha intensa, apresentando toques de alcatrão com cerejas escuras e ameixas frescas, e notas picantes

  3. Trueque Roble Malbec 2020: Malbec da região San Rafael, Mendoza, Argentina, possui uma cor


intensa com um aroma de mistura de frutas vermelhas e notas amadeiradas com taninos firmes, apresentando um sabor equilibrado.








Salud, por el malbec!




Fontes:


Posts recentes

Ver tudo
bottom of page