top of page

Curiosidades do vinho Malbec

A uva Malbec é de origem Francesa e foi levada para a Argentina pela primeira vez em 1853 e a partir daí se inicia a história do Malbec Argentino. Porém foi em 1956 que a Argentina começou a se destacar como produtor de vinho malbec. Isso tudo foi possível graças à excelente combinação de clima, solo fértil, e irrigação natural provinda do degelo da Cordilheira de Los Andes.


Características Gerais do Vinho Malbec

Cacho de uvas malbec, Valle Uco
  • A uva malbec é relativamente grande, tem uma casca grossa de cor azulada com uma polpa suculenta.

  • A colheita das uvas é um momento crucial da produção dos vinhos, já que a maturidade dessa uva que vai determinar a qualidade final do vinho e garantir o melhor sabor.

  • Geralmente os vinhos malbecs apresentam uma cor vermelha parecida com o rubi, variando com tonalizações entre rubi intenso, azulados e violáceos. Essa tonalidade está diretamente relacionada com a maturidade da fruta colhida e o processo da uva (tempo de barrica, fermentação, filtração, entre outros).


Ideias de harmonização para o seu malbec preferido, a combinação perfeita vai depender da maturidade e características do malbec que vai ser harmonizado com a refeição.

Algumas combinações para um bom malbec são:

  1. Carnes, como de cordeiro ou porco assado com especiarias no forno a lenha;

  2. Com o churrasco de domingo, desde a entrada de queijos, variedades de carnes e linguiças, até uma sobremesa de chocolate amargo;

  3. E também cai muito bem com deliciosos pratos veganos e vegetarianos, de massas com molho de funghi, uma lasanha de berinjela e abobrinha com molho de tomate e mussarela vegana.


Sugestões de Malbecs casAdega para a sua adega:



  1. Pendiente Malbec 2020, vinho pontuado: vinho vibrante que traz uma sensação fresca e suculenta. Com um paladar luxuoso de taninos equilibrados, maduro e rico, com notas de amoras pretas.

  2. DOPA Malbec 2020: De cor vermelha profunda com tons violáceos cria uma finalização brilhante na taça. Proporcionando um sabor encorpado com suaves notas frutadas, de taninos equilibrados e um final longo.

  3. Finca La Sofia Malbec 2020: Malbec da região San Rafael, Mendoza, Argentina. Traz uma cor vermelha profunda com tons violáceos e um aroma suave de uma bela mistura de frutas vermelhas e ervas frescas.







Cheers, e comente a sua harmonização favorita!

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page