top of page

Como Apreciar um Malbec Maduro e o que é Envelhecimento do Vinho

A produção de vinhos consiste de diversas etapas, onde umas das mais decisiva é o processo conhecido como envelhecimento do vinho, que consiste do tempo em que o vinho passa em uma barrica, de madeira, aço, mais o tempo engarrafado. É muito comum no mundo dos vinhos deixar o produto envelhecer por 6 meses ou 1 ano em barrica e depois deixar armazenado diretamente na garrafa, isso porque o processo de fermentação e envelhecimento continua enquanto o vinho estiver armazenado bem lacrado, em um lugar seco e arejado, com temperatura controlada.


Dessa maneira os vinhos malbec maduros acabam tendo um tempo maior de envelhecimento ficando conhecidos como vinhos:

  • Reserva: possui um tempo de envelhecimento total de pelo menos 3 anos, com a combinação de 12 meses em barrica e dois anos ou mais em garrafa.

  • Gran Reserva: possui um envelhecimento total de pelo menos 5 anos, com a combinação de 18 meses em barrica de carvalho e 3 anos e meio (42 meses) ou mais em garrafa.


Algo para ter em mente quando for beber um malbec maduro é deixar o vinho arejar e decantar, isso é muito importante por causa do tempo que é passado envelhecendo com uma quantidade de oxigênio limitada. Ao abrir um vinho envelhecido é muito comum sentir um aroma intenso, e se for bebido logo em seguida apresentará um gosto forte.


Dessa maneira o melhor jeito de apreciar um vinho envelhecido é deixando decantar em um decanter por no mínimo 15 minutos, caso não tenha um decanter pode servi-lo e girar a taça para movimentar o vinho e fazer com que ele entre em contato com o oxigênio.



Ao fazer esse pequeno ritual ao abrir seu vinho você conseguirá apreciar todo o potencial e qualidade que ele tem a oferecer, aroma, corpo, e paladar.



Conheça nossos Malbec Maduros:



  • Pequeñas Parcelas Malbec 2017, um vinho de produção limitada feito por um enólogo: vinho envelhecido por 12 meses em barris de carvalho Americano e Francês. Com uma coloração vermelha escura com tons violáceos. Apresenta um aroma intenso, com notas de pimenta e frutas vermelhas, trazendo na boca um final longo e persistente.

  • Pequeñas Parcelas Gran Malbec 2015, um vinho de produção limitada feito por um enólogo: vinho envelhecido por 18 meses em barris de Carvalho Francês. Com coloração arroxeada e certos tons azulados, de aroma frutado, semelhante a geleia de morango, framboesa, e ameixa madura. No paladar se sente um tanino doce, perfeitamente equilibrado, graças ao processo natural da maturação do vinho dentro do barril.









Boas degustações, salud!

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page